quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Brincar


O Brincar na sala da Professora Julia Campanucci


     Na nossa rotina escolar o Brincar acontece diariamente, porém, de modo diferenciado, ora dirigido, ora livremente. No entanto, o brincar livre, não indica que as crianças estarão soltas, a esmo. Não. O nosso brincar livre significa que a criança estará livre para criar seu próprio cenário, estará livre para escolher seus brinquedos e o que eles representarão, estará livre também para promover as regras e as leis que se fará reger neste ato de brincar.

     Eu, no meu papel de educadora e profissional me permito também brincar com as crianças, me torno filha, enfermeira, cozinheira, motorista, mecânica e o que mais for necessário a fim de participar e me aproximar ainda mais deste mundo infantil. Divirto-me com elas!

      Diariamente ofereço as crianças jogos pedagógicos e ensino-as a brincar com cada um deles, não só a brincar como organizá-lo a fim de guardá-lo e mantê-lo sempre pronto para a próxima brincadeira, ou para o próximo coleguinha... É um desafio, pois geralmente a criança tende a brincar e assim que se cansa do jogo quer largá-lo e ir em busca de outro, mas já vejo grandes conquistas neste campo, já noto crianças bem empenhadas em cuidar do material escolar, vejo-os contando as peças e quando sentem a falta de algum item, saem busca até encontrá-lo. É um momento sério!

      Tenho o privilégio de ter em meu espaço escolar duas salas do brincar, é claro que nem todas as crianças cabem de uma só vez dentro delas, mas há nestas salas uma riqueza de brinquedos: carrinhos para os garotos, bebês para as meninas, há itens para brincar de casinha, muitos fantoches que dão asas a imaginação de todos! Deixo-os a vontade para escolherem do que irão brincar, logo já posso notar as meninas preparando uma deliciosa refeição, os meninos saem com seus caminhões, vão em busca de materiais (lego) para suas construções, ora prédios, ora pontes, ora casas...  As garotas passeiam pela sala com seus carrinhos de bebês, se encontram, conversam... Como já é próprio das meninas. 

     Finalizo todo e qualquer brincar, sempre com jeito, cantando musiquinhas e dando a eles tempo de se reorganizarem a fim de concluírem seus “faz de conta”. Ajudo-os e coopero para a organização da nossa sala especial.

     Na sexta - feira, as crianças estão livres para trazerem seus brinquedos de casa, porém, noto que poucos o fazem, geralmente os meninos trazem miniaturas de carrinhos, e já trazem vários para poderem dividir com os colegas. Deixo claro, que os brinquedos irão ao parque e até que chegue tal momento ficaram estacionados aqui... (indico o local) Todos respeitam a regrinha. Se houver um bebê, digo que agora ele irá descansar e ajeito um local para ele. No parque as crianças brincam sem problemas.

     Resumidamente é assim que acontece, claro que vez por outra temos surpresas, fatores inesperados ou reações inadequadas, mas na medida do possível vamos driblando cada situação, buscando soluções com o intuito de amenizar problemas e multiplicar nossas alegrias.


Sem mais,
Professora Julia Campanucci
Escola: Virgínia Secco Bonin
2ª etapa

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