segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Projeto Uni - Duni - Tê




Projeto:
Uni – Duni - Tê  



Série:
I e II Etapa Educação Infantil

Professoras:
-


Introdução

Este projeto tem como pretensão unir a alegria do Brincar com a seriedade do Aprender. Espera-se que as crianças brinquem, divirtam-se, porém aprenda com cada brincadeira proposta. Aprenda não só as próprias regras, exigidas pelo ato do brincar, mas também que ela seja estimulada a aprender conceitos importantes que lhe acompanharão por toda a vida.

              
Justificativa

Nosso maior desejo é valorizar o lúdico e proporcionar momentos prazerosos de interação, onde o aprendizado ocorra de modo dinâmico e vivo. Conteúdos, outrora, trabalhados de modo mecânico e monótono serão apreciados com o tempero do brincar e com jogos de equipes.  Sabemos bem, que é através das brincadeiras que a criança forma conceitos, interage e socializa-se. O participar ativo e constante em atividades com regras e recreativas é amplamente enriquecedor na idade infantil.

              
Objetivos

                              Através do desenvolvimento deste Projeto os alunos deverão:
 . Conhecer e apropriar-se do brincar
 . Ser capaz de criar e recriar jogos e modos de brincar;
                              . Conviver e socializar-se com os colegas, respeitando – os;
                               . Cooperar e desenvolver um espírito de trabalho em equipe;
                               . Explorar os espaços, movimentar-se e expressar-se;
                               . Cumprir os combinados e regras das brincadeiras e jogos.

              
Cronograma    
            - O Projeto será realizado no segundo semestre de 2012.
Recursos Necessários
                              - Bola;
                              - Corda;
                              - Bambolês;
                              - Giz;
                              - Jogos de Mesa;
                              - Tabuleiros;
                              - Dados;
                              - Tecidos;
                              - Cartelas de Bingo;
                              - Cones;
                              - Baús de Fantasias;
                              - Casinha;
                              - Carrinhos;
                              - Lego;
                              - Barbante;
                              - Kit Médico.


                             
Metodologia

                       - Pesquisar as brincadeiras que sejam adequadas à idade dos nossos alunos;                                            
                               - Confeccionar uma lista com as brincadeiras que abordaremos durante a semana;
                               - Realizar os jogos e brincadeiras quer seja no parque, na quadra ou em sala de aula;
                               - Propor gincanas
              



A Intencionalidade ao Brincar e/ou Jogar:

- Pula Corda: Ao propor tal brincadeira o professor poderá incentivar as crianças que realizem a contagem dos saltos, ou mencionem o alfabeto, e na letra que a criança parar de pular, ela terá de dizer um nome, uma fruta, um objeto, etc... A criança poderá recitar parlendas e canções enquanto pula a corda, isso estimulará a memória e a concentração.

- Bambolê: Há uma infinita possibilidade de jogos, brincadeiras e aprendizado. O próprio círculo, já renderá ao professor uma aula de formas geométricas. Talvez o professor deseje espalhar alguns bambolês pela quadra e dentro fazer algumas marcações com giz, por exemplo: números ou letras. Em seguida poderá dizer às crianças que há um gatinho querendo devorá-las, mas caso se escondam nas toquinhas com números pares nada de mal lhe acontecerá ou talvez nas vogais, e assim por diante.

- Amarelinha: Ao desenhar uma amarelinha no pátio, na quadra ou até em sala de aula, o professor poderá orientar os alunos explicando que uma boa amarelinha começa sempre com um quadrado e é seguida por um retângulo que dividido ao meio torna-se dois quadrados. Dentro de cada quadrado há um número. Peça para a criança registrar o numero no meio do quadrado, pergunte qual será o próximo número? Será que devemos colocá-lo no quadrado à direita ou à esquerda? Deixe que as crianças reflitam. Se ficar difícil, podemos dar dicas, como: E no caderno, de que lado fica a margem? E se aqui fosse o meu caderno, não seria correto fazer de lá pra cá (da esquerda para a direita)? etc...

- Dominó: Há tantas possibilidades, pois há na educação infantil dominós de seqüência de ações. Por exemplo: um garoto tem uma peça com a mamãe lavando roupa e o outro colega mostra a peça onde a mãe estende a roupa no varal. (Lógica e raciocínio). Há dominós numéricos, com formas geométricas, com letras, enfim... o próprio jogo já é bastante estimulante, cabe a nós professores ensinar as crianças a manuseá-los e a compreender o jogo e suas regras, aos poucos elas vão se organizando sozinhas para brincarem...

- Memória: Um jogo maravilhoso, toda criança ama e se sente estimulada e desafiada a acertar. Requer concentração, paciência e até uma malícia de jogo para guardar segredo até que chegue a sua vez de virar as peças e formar um par. Inicialmente trabalhamos contagem de peças individuais, logo mais contamos os pares, mais tarde passamos a registrar na lousa: Maria = 1 par de gatos. João = 1 par de ratos, etc... Todos = 10 pares de bichos.

- Bingo: Que delícia de jogo! Podemos fazer tantos e tantos bingos. É super estimulante e alfabetizador. Inicialmente fazemos bingos com figuras, a professora entrega às crianças cartelas coloridas e repletas de figuras... é um grande desafio memorizar todos os itens e ficar atento ao ditar da professora. Depois fazemos bingos numéricos, bingos com os nomes das crianças, bingos de sobrenome e do que mais a gente quiser... Porque bingo é flexível e ora joga-se individualmente, ora em equipes.

- Cones: esse item nos auxilia ao criarmos gincanas e desafios, as crianças são motivadas a passar por eles em zig zag, à equilibrar uma bola durante um jogo de tempo, à passar pedalando uma motoca, chutando uma bola, serve para demarcar distancias, etc...

- Casinha: Ao organizar tal brincadeira, há muitos aspectos a abordar, o professor com tato poderá incentivar a mamãe a preparar um bolo e pedir que a filhinha anote a receita num papel, incentivando uma escrita espontânea e cheia de aspectos como números, figuras e palavras. Alguém poderá ligar para casa e a mamãe talvez tenha que anotar um recado ou um número de telefone para que mais tarde o papai retorne a ligação. Talvez o filho chegue da escola com um bilhete da professora e a família precisa ler... isso é um incentivo a leitura e a escrita espontânea.

- Carrinhos: Os garotos talvez queiram criar estradas e caminhos para trilharem com seus automóveis, então por que não incentivá-los a criar placas e sinalizações. Podemos escrever junto com a criança: nome de cidades, placas de pare, proibido estacionar, crianças atravessando a rua, faixa de pedestre, entre outras coisas...
 
 - Kit Médico: As crianças poderão brincar que são médicos e terão que receitar medicamentos, podemos ajudá-las dando dicas de que na receita é preciso ter o nome do paciente (colega da sala), é preciso ter o nome do remédio, por exemplo: xarope azul. Depois vamos marcar a dose que poderá ser: 1 copo, 1 gota, 1 colher... E o horário: de manhã, a tarde ou a noite podemos indicar o sol, a lua, uma nuvem para orientá-la e tornar a escrita mais fácil sem tornar um fardo a brincadeira. Depois podemos concluir dizendo que o médico deverá assinar a receita. O que é assinar? Assinar é escrever o seu nome completo, vamos lá? Isso fará com que ele se aprimore na escrita do seu nome. 

- Corre Cotia: Ao brincar a professora poderá propor variações tais como etiquetas com letras coladas na costa de cada criança  quando a criança for uma vogal ela terá que deixar o lencinho ou a bola no coleguinha que for consoante e vice e versa, isso promoverá a atenção e a memorização das letras, poderá trabalhar par ou impar, cores, entre outras modalidades...

- Dança das cadeiras: Fazer dessa brincadeira uma aula de subtração, confeccionar um cartaz onde um símbolo represente o número de crianças envolvidas e outro símbolo as cadeiras que há no jogo, levantar questionamentos: o que tem mais? O que tem menos? O que acontecerá na hora que a música parar? Em seguida, à medida que as crianças brincam alguém fica responsável de riscar e fazer a contagem das cadeiras que são retiradas e do numero de crianças à brincar, todos contribuindo com o jogo e com os cálculos, e a professora sempre estimulando a aprendizagem, focando o objetivo da brincadeira.

Há muitas brincadeiras a serem desenvolvidas. Este projeto menciona apenas algumas sugestões, mas à medida que as crianças amadurecem, os jogos vão ganhando complexidade e novas metodologias. Cada época do ano traz consigo peculiaridades que nos instigam a trabalhar e criar novas formas e possibilidades. Por exemplo, o mês de Agosto, geralmente frio, mas no aconchego da sala podemos brincar com as palavras, parlendas, trava-lingua, trovinhas, cirandas... E por ai, vai... Setembro é tempo de florir, de cantar a primavera, de encher cestinhos com flores, de encenar o nascer das sementes, o cuidado com o jardim, é tocar com os olhos e tatear com o coração a natureza tão presente. São vivências e aprendizados de um uni-duni-tê que não escolhe, mas recolhe todos juntos para brincar mais uma vez!
           
            Produto Final

                              - A Confecção de um livreto, feito pelas crianças, cujo tema abordado seja: “Eu Aprendi brincando que...“




Capão Bonito, Agosto de 2012


Julia Campanucci

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