terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto: Meu Mundo Poético




Projeto:
               Meu Mundo Poético


Escolas Vinculadas:
               - Virginia Secco Bonin
               - Pequeno Mundo
               - Ciranda da Criança


Série:
               - I e II Etapa Educação Infantil
              

Professoras:
               - 
               - 
               - 
               - 


Introdução:
As crianças se encantam com essa estrutura literária: as rimas, os jogos com as palavras, a musicalidade, repetição de sons e até de palavras, tornam fácil a memorização e o apoderar-se da leitura. Sendo assim, esse projeto visa abordarmos situações do nosso cotidiano, aquilo que é parte de mim, de você, do meu mundo e do seu, através de versos e rimas. Muitos já estão prontos. Estão na prateleira do cantinho literário. Outros são novinhos e estão guardados em nós e logo estará no papel, pronto para também serem apreciados.


Justificativas:
As situações deste projeto têm como intenção maior que os alunos vivenciem o papel de leitores, mesmo antes de saberem ler convencionalmente. Em geral, as crianças se sentem bastante atraídas por todos os tipos de textos e muitas vezes já o conhecem por intermédio de musicas infantil, parlendas e outros textos que tem predomínio da linguagem poética (Rimas) e também que são contados de forma oral ou visual através de desenhos ou filmes. As poesias, trava-línguas, jogos de palavras, contos e histórias memorizadas e repetidas possibilitam as crianças atentarem, não só aos conteúdos, mas também as formas, aspectos sonoros da linguagem, ritmo, rima, seqüência dos fatos, alem das questões culturais e afetivas envolvidas.
              

Objetivos:
               - Compreender a poesia: sua forma, sua característica, etc...
               - Familiarizar-se com esse gênero textual;
               - Incentivar a criatividade oral de versos e rimas.

              
Metodologia:
               - Escolher os livros juntos com as crianças;
               - Realizar a leitura, abordar as gravuras, ater-se as rimas;
               - Fazer joguinhos com rimas, estimular a criatividade;
               - Criar o nosso livro de poesia;
               - Declamar as poesias.

              


Recursos Necessários:
               - Variedade de Livros e Textos Poéticos (Infantil);
               - Cartaz com as poesias;
               - Cartões;
               - Pincéis Atômicos;
               - Fita Crepe;
               - Pasta;
               - Plásticos;
               - Sulfites;
               - Tecidos;
               - Giz de cera;
               - Canetinha.


 Cronograma:
               - 2 meses


Apresentação da Proposta:
               - Explicar às crianças que há muitos textos e livros espalhados pelo mundo, mas nós precisamos conhecer a diferença entre eles. Tem textos que são explicativos, informativos, tem textos que nos contam algo, e tem textos poéticos que expressam sentimentos, que brincam com palavras, que até parecem músicas. São a essas poesias que daremos maior atenção de agora em diante.
               - Trazer uma poesia conhecida e ler um trechinho da Biografia do poeta. Por exemplo, Vinicius de Morais escreveu sobre uma casa muito engraçada que não tinha teto, não tinha nada... Ele foi um grande poeta Brasileiro, e escreveu seu primeiro poema aos sete anos. Viu só, ele era uma criança, assim como muito de vocês, não é mesmo? Se vocês conhecerem e gostarem de poesia, poderão logo escrever como ele, o que acham?
               - Mostrar às crianças como é a estrutura de uma poesia.
               - Deixar as crianças pesquisarem e tentarem buscar algo semelhante
               - Confeccionar junto com as crianças os joguinhos de rimas
               - Incentivá-los a criarem livrinho de versos e rimas, tendo a professora como escriba
               - Realizar treinos para a apresentação e explanação de uma poesia escolhida pela turma


Sugestões de Atividades:
               As atividades poderão variar com a montagem de jogos, letras do alfabeto, tendo em vista a inicial do nome da criança, atividades matemáticas, listas, adivinhas, baralho do mico, colagens, mímicas, seqüência lógica, dentre outras.  


Avaliação do trabalho:
               - Deverá ser de contínua observação, o professor deve mostrar-se atento quanto ao nível de participação das crianças, o empenho e envolvimento a cada atividade proposta, deverá tomar nota das dificuldades vencidas, da criatividade e dos níveis superados a cada etapa conquistada.


Produto Final:
               - Apresentação das Poesias




Capão Bonito, Agosto de 2012.        


Julia Campanucci



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

"Professomos"


Aos Meus Professores







Aos queridos professores que me auxiliaram, me animaram, me aturaram ao longo da vida: ora tão infantilizada, tão necessitada da sua atenção; Ora tão arrogantizada, tão desbocada, tão mal-criada, tão aborrecente fase de uma adolescente; E mais tarde, quando finalmente a ficha cai e aprendemos de fato, a sermos alunos a nos reconhecermos como tal e sobretudo a lhes valorizarmos como tais porque agora é chegada a hora de provar cada lição... Professores, meu todo carinho, meu todo amor, porque apesar dos pesares vcs foram mais que educadores, foram mais que "o ser iluminado", "o todo sábio" tão defendido e aplaudido pelos arrogantes e insensatos da época... Por fazerem diferente, por ousarem, por me amarem é que hj me recordo com carinho das lições que não serão apagadas jamais, as marcas da vida carimbadas pela emoção... Um abraço!

 Julia Campanucci

sábado, 13 de outubro de 2012

MATEMÁTICA

A garantia que eu preciso...


"Mas, sabe, se um pai ou mãe não souber valorizar o borradinho de seu filho e o corte irregular de seu trabalho reconhecendo nisso um processo no qual ele está aprendendo e progredindo diariamente ele(a) nem merece lembrancinha alguma.
Eu não quero fazer bonito frente aos pais de alunos, eu quero que os pais de alunos façam bonito frente ao trabalho de seus filhos."

Gi Barbosa Carvalho